Jales recebe o espetáculo Vereda da Salvação no próximo domingo

.

GeralDa Redaçãoem 04 de Outubro, 2023 15h10m

No próximo domingo, 8 de outubro, Jales recebe o espetáculo "Vereda da Salvação" da Cia. Beradeiro de São José do Rio Preto. O evento está marcado para às 19h, no Teatro Municipal de Jales, e tem classificação indicativa de 16 anos. Além da apresentação será realizada a Oficina "Jogos e Improvisos no processo criativo", ministrada pela Cia. Beradeiro, na qual acontecerá às 10h também no Teatro Municipal.

Todas as ações são gratuitas a comunidade e estão sendo realizadas por meio do Proac Editais, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e Prefeitura Municipal de Jales, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.

O espetáculo

A atualidade da peça de Jorge Andrade, Vereda da Salvação (1957-1963), depõe sobre um momento do País – e além das fronteiras nacionais – em que a precarização das relações de trabalho e o aumento da miséria novamente são cooptados em discursos messiânicos, que exercem o poder – e o terror – sobre um povo enquanto prometem apaziguar seu sofrimento.

O texto do dramaturgo paulista foi escrito após um episódio trágico de fanatismo religioso ocorrido na comunidade de Catulé, em Malacacheta, Minas Gerais. O delírio coletivo transformou-se, sob a pena de Andrade, em um tratado cênico sobre a conversão de condições materiais de vida indignas em uma busca irracional pela libertação, que deixa uma comunidade inteira vulnerável a falsos profetas e suas violências escondidas sob supostas palavras divinas. A fé torna-se ferro nas mãos de quem a manipula para a dominação.

Publicidade

Na montagem da Cia. Beradeiro, a tragédia faz-se iminente no presente de um grupo de trabalhadores rurais empobrecidos, que encontram no misticismo a única esperança de uma vida melhor. Em uma encenação que coreografa muitos corpos em embates sobre o bem, o bom e a moral, a contracena direta entre os personagens oferece, na duplicação de vozes, uma metáfora da dualidade íntima de cada sujeito, que não se reduz nem só a inferno, nem só a céu.

Serviço

Espetáculo: Vereda da Salvação
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal de Jales
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos

Oficina: Jogos e Improvisos no processo criativo
Horário: 10 horas
Local: Teatro Municipal de Jales

Publicidade

Comentários