
Na tarde desta quarta-feira, 15, ocorreu uma reunião com representantes da Neoenergia (Elektro), e vereadores de Fernandópolis. O assunto principal foi a questão de fiação excessiva em postes da concessionaria.
Na reunião estavam presentes Dulci Cunha, Analista Institucional e Fabio Costa, Especialista Comercial, representantes na Neoenergia e os vereadores João Pedro da Caixa, Cidinho do Paraiso e João Garcia Filho. Segundo informado pelos técnicos o excesso de fios e cabos nos postes é proveniente de empresas de fornecimento de internet (fibra óptica).
Segundo consta um dos maiores problemas é que as empresas quando da troca de endereço do cliente instalam o sinal no novo endereço mas não retiram do antigo e isto acaba com o acumulo de fios em postes e que em muitos casos acabam se deteriorando e caindo, podendo ir a causar acidentes com pedestres ou de trânsito.
O presidente da Câmara João Pedro da Caixa, a tendência é piorar se nada for feito, temos que nos unir e reunir para que uma solução conjunta seja encontrada, principalmente para darmos um posicionamento para a população, que muito nos cobra a respeito deste problema”, destacou.
O vereado Cidinho do Paraiso propôs a criação de uma lei municipal para controlar o uso dos postes por parte das empresas ou até mesmo a obrigação das empresas em retirar os cabos não utilizados. Porém em relação a legislação de concessionárias de energia elétrica e telefonia o município não tem competência para legislar, o que tornaria a lei inconstitucional.
Ficou acertada uma nova reunião com a presença de representantes do Poder Executivo, assim como representantes de empresas de fornecimento de internet cadastradas na cidade.
A cidade possui atualmente cerca de 12 empresas de fornecimento de internet via fibra óptica todas deverão ser notificadas para comparecer na reunião, para que em conjunto com o Poder Público e a concessionaria uma solução seja encontrada em benefício de todos.